quarta-feira, 27 de abril de 2011

QUEM É ESSA MULHER !?

Estive sumida porque, nos últimos dias, no pouco tempo livre que tenho estava elaborando provas (dou aula na Universidade), corrigindo provas e fazendo declaração do Imposto de Renda!... mas voltei!
Continua aí o caderno:
“05 de junho de 2010
                73º dia de internação
                32 semanas e 3 dias de gestação

Ontem à noite, fui ao banheiro caminhando sozinha, com o apoio “moral” do Airton (como foi a primeira vez, achei melhor ele ir junto, caso eu me desequilibrasse no caminho). Mas deu certo! Estou me sentindo mais confiante e sem medo de andar. É claro que é porque sinto as pernas mais fortes e mais equilíbrio.
                Hoje, pedi às enfermeiras que colocassem a cadeira de banho no box e eu fui caminhando até lá. Depois, voltei para o quarto, fui até o armário, escolhi minha roupa, peguei a frasqueira com desodorante e cremes e vim até a cama. Me senti tão livre e independente! Muito contente!
                Por outro lado, agora que pude levantar e estou me virando um pouco sozinha, fico menos paciente. Estou inquieta e louca pra ir embora pra casa.
                Como fui ao banheiro, me olhei no espelho acima da pia. Foi a primeira vez em 73 dias! Na cama, cheguei a me ver poucas vezes em espelhos pequenos, aqueles de estojos de maquiagem. Então, o que vi hoje: um cabelão mais comprido, sem corte (faz mais de 5 meses que cortei e nunca fico tanto tempo assim sem cortar!), com uma franjona de “Madalena arrependida”, rosto cheio, mamas maiores, abdome beeem redondo (imaginem que internei com 5 meses de gravidez e estou com quase 8), uns braços mais roliços (perdi músculos; antes eu malhava bastante).
                Enfim, embora eu não tenha engordado tanto (vou pesar daqui a 2 dias, pois tem uma balança no corredor e minha meta é chegar até ela em 2 dias), estranhei minha imagem no espelho. Mas, estou tentando ser razoável comigo mesma (não tão exigente): como se não bastassem as mudanças corporais da gravidez, eu estou na cama há mais de 70 dias. Não dá pra quere ficar gostosa, né!?”
Beijos e até!
Re

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A RECUPERAÇÃO - PARTE I

“ 01/06/10          69º dia de internação
                Hoje tomei leite no copo. Chega de mamadeira!

04/06/2010         72º dia de internação
                               32 semanas e 2 dias de gestação

                Há 4 dias, comecei a sair da cama aos poucos. Tem sido mais difícil do que eu pensava, mas com a intensificação da fisioterapia, a coisa está evoluindo.
                Hoje consegui descer a escadinha e andar até o sofá ao lado da cama (uns 3 ou 4 passos). Embora pareça muito pouco, já é o suficiente para me causar dores musculares e no joelho, além de perder o equilíbrio. Não consigo ficar em pé por mais que alguns segundos sem pender para um lado. Os planos são começar a fazer fisioterapia de pé em dois dias, para trabalhar equilíbrio e marcha (meus passos estão incoordenados, bem estranho!).
                E, se tudo der certo e eu conseguir dar alguns passos sozinha, devo ir pra casa em breve. Aí é só esperar... a bolsa romper ou entrar em trabalho de parto.  O colo está aberto, então ainda achamos que  isso vai acontecer antes das 37 semanas, mas não dá pra prever quando.
                Kenzo está um meninão. Já sinto seus pezinhos nas minhas costelas! Fofo!!”
Re

sábado, 2 de abril de 2011

ENFIM SAÍ DA CAMA!

"31 de maio de 2010
68º dia de internação
31 semanas e 5 dias
Hoje foi um dia especial! Nos últimos 3 dias, elevamos gradativamente a cabeceira. Ontem, sentei-me na cama após 67 dias!! Tive cansaço, falta de ar e dor nos músculos lombares após uns dois minutos nessa posição. Mais tarde, tentei de novo e deu mais certo!
Hoje pela manhã, sentei-me na cama com as pernas pendentes na lateral. Começou uma transpiração excessiva nos pés e vermelhidão nas pernas e pés. Fiquei até assustada. Fiz fisioterapia sentada na cama e quase morri de alegria!
Depois que a obstetra veio me ver, pedi autorização para tomar banho de chuveiro, sentada na cadeira (é claro!). Deu certo!!
Chamei minha mãe e uma enfermeira, que puseram a escadinha ao lado cama e a cadeira de banho bem ao lado da escadinha. Eu precisava de apoio para descer da escadinha e sentar-me na cadeira. Imaginei que sentiria fraqueza nas pernas e que teria dificuldade para caminhar. Mas não imaginei que não conseguiria nem ficar em pé, que as pernas não sustentariam o peso do corpo nem por um segundo. Foi o que aconteceu. Quase morri de susto! Que sensação horrível! Caí sentada na cama. Aí, chamaram um enfermeiro para me ajudar. Ele sustentou o peso do meu corpo e eu consegui passar para a cadeira. A partir daí, foi uma delícia! Banho de chuveiro!!  Água correndo pelos cabelos, pelo rosto, pelo corpo, dá-lhe sabonete, esponja, ai! Que alívio! Eu ria tanto, como se fosse a primeira vez! Parecia criança! Minha mãe falou que precisava ter filmado, tamanha era minha alegria.
Voltar para a cama foi outro desafio, mas depois disso já sentei algumas vezes na cama e estou apoiando os pés na escadinha para que os pés e as articulações “lembrem-se” do meu corpo...
Estou me sentindo bem!"
Nota atual: foi um dia inesquecível! ainda me lembro da sensação de não sentir as pernas e é péssima a lembrança! Nessa época, eu decidi que quando pudesse andar, iria correr. Por isso tem sido tão especial pra mim correr!!
Beijocas e até a próxima!!
Re