quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ROTINA DO HOSPITAL II - o banho


“A cada dia, é uma enfermeira diferente que me dá o banho. É sempre um momento alegre do meu dia, já que leva um tempinho, me refresca, me sinto renovada. A técnica é sensacional:  touca no cabelo (até hoje, só lavei uma vez, pois dá muito trabalho lavar na cama), lavo meu rosto e pescoço, enxáguo com copinhos d’água morninha, lavo braços, axilas, tronco, abdome, virilha, genitais. Então, a enfermeira lava minhas pernas e pés. Enxaguamos tudo e a cama vai ficando uma sopa, mas é claro que o colchão é coberto e impermeável. Viro de lado, para que lavem minhas costas. Aí vem a hora legal: o lençol sujo e molhado é enrolado até que fique em baixo de mim. A enfermeira seca e limpa a metade do colchão e já forra com um lençol limpinho; eu me viro para o outro lado, sobre o lençol recém-trocado, secam minhas costas, retiram o lençol molhado, limpam e secam a outra metade do colchão e puxam o lençol novo, esticando-o totalmente. Ufa! Agora já posso me deitar, terminar de me secar e vestir uma blusinha limpa (é minha única peça de roupa nos últimos dias, já que colocar e tirar a calcinha pra usar a comadre é trabalhoso e não posso fazer esforço), e cobrir  as pernas com um lençol limpo.
                Vem, então, uma sensação boa de limpeza e relaxamento. Então, leio um pouquinho, ou vejo TV, ou tiro um cochilo (só se eu tomar remédio, pois não tenho o hábito de dormir de dia).”
                Por enquanto, é isso!!  Meses depois do ocorrido, lendo isso, percebo que eu agi meio como “Poliana” (alguém se lembra desse livro?), pois até agora, mostrei  só o lado bom das coisas... é claro que vem coisa por aí: mau-humor, ansiedade, medo, revolta, impaciência... afinal, isso é uma novela! Rsrs.
Beijos e até!! Renata

2 comentários:

  1. Nossa Re, que ginástica heim a hora do banho.
    A medida que vou lendo os seus posts, fico mais admirada ainda... você foi muito guerreira!
    Beijos =)

    ResponderExcluir
  2. Eu passei pela mesmissíma coisa... ficar em repouso absoluto... todas essas angustias... mas a hora do banho era a melhor mesmo, como vc disse a gente se sentia renovada para mais um dia...

    ResponderExcluir